2 Definição de Unção – Kenneth Hagin

unção sem limitesDefinição de Unção – Kenneth Hagin

Note que, no texto a seguir, os vocábulos Espírito e ungiu são usados em conexão com o termo unção.

LUCAS 4.18,19

• O Espírito do Senhor é sobre mim [Jesus], pois que me ungiu [para fazer o quê?] para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,
  • a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do

Observe também o texto de Atos 10.38 e perceba que o Espírito do Senhor, a unção, o Espírito Santo e o poder, nesse contexto, são sinônimos.

ATOS 10.38 ARA

38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo [o Espírito do Senhor] e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

A unção pode ser individual ou corporativa. Com relação à primeira, sabemos que Deus unge indivíduos para o ministério.

Existem diferentes funções para as quais Deus chama cada pessoa: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores. Jesus exerceu todas as funções, pois Ele possuía a unção para exercer cada uma.

Jesus tinha a unção sem medida (Jo 3.34).

Os membros do Corpo de Cristo possuem a unção medida; cada um possui a unção para desempenhar a função para a qual foi chamado.

Penso em diferentes épocas, durante meu ministério itinerante, quando eu pregava em várias igrejas e via as pessoas buscando a ajuda dos pastores.

Eu tinha muitos anos de experiência, e, às vezes, quando ouvia os pastores aconselhando, pensava: “Esse pastor é muito jovem. Não tem um décimo da minha experiência. Como ele responderá essa pergunta?”

Eu ficava na expectativa, esperava para ver a reação do pastor, mas as palavras que saíam de sua boca eram cheias de graça e sabedoria. Por quê? Porque ele tinha a unção para exercer a função de pastor.

Em uma igreja na qual ministrei, alguém pediu a ajuda do pastor, enquanto eu estive lá. Quando o irmão contou seu problema ao pastor, lembro-me que pensei: “Como esse pastor vai tratar esse assunto? O que ele fará?”

Quando ouvi o pastor ministrando àquele irmão, chorei. Ele tinha uma unção para ministrar que eu mesmo não possuía: a de pastor de ovelhas. Eu não possuía tal unção. Não era meu chamado.

Muitas pessoas não se ajustam bem às funções que desempenham, porque estas são inadequadas para elas. Tentam exercer uma atividade sem possuir a unção para tal.

Isso é como tentar encaixar uma peça quadrada em um orifício redondo. Simplesmente não dá certo.

3 O Propósito da Unção por Kenneth Hagin

Autor  Kenneth Hagin